Portal Saúde - Conectando você com os Profissionais da Saúde

Precisamos falar sobre o câncer colorretal

O câncer colorretal (CCR), que atinge o intestino grosso ou o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes e que mais mata em todo o mundo.

Precisamos falar sobre o câncer colorretal
Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP

O câncer colorretal é o terceiro que mais mata no País.  Hoje, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3% sendo que ela é mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família.

No Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortalidade em virtude da doença aumente até 2025.

É muito preocupante, ainda, o fato de que 85% dos casos de câncer colorretal sejam diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor.


O câncer colorretal (CCR), que atinge o intestino grosso ou o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes e que mais mata em todo o mundo. No Brasil, ele é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e homens.
Pessoas com o maior risco são as que têm familiares com a doença, as que possuem hábitos de vida pouco saudáveis e homens e mulheres acima de 45 anos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)  para o Brasil estimam para cada ano do triênio de 2020-2022, 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 19,64 casos novos a cada 100 mil homens e 19,03 para cada 100 mil mulheres. 

Medidas de Prevenção
Para afastar a probabilidade do câncer colorretal, recomenda-se um estilo de vida saudável com boas práticas como:

Evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas;
Fazer atividade física com regularidade;
Ter uma alimentação rica em fibras e livre de alimentos ultraprocessados e açúcares, com ingestão reduzida de carnes vermelhas;
Estar em dia com consultas médicas;
Fazer o rastreamento, que é a procura de uma doença em pessoas que não têm sintomas. Ele é indicado pois facilita o diagnóstico de lesões que antecedem o câncer.

Diagnóstico
Quanto mais rápido o diagnóstico e o início do tratamento, mais chances de cura.

São sintomas do câncer colorretal:

sangue nas fezes;
alteração do hábito intestinal com diarreia, intestino preso ou alternância entre diarreia e intestino preso;
dor abdominal, com cólica e emagrecimento sem uma causa conhecida.
Nesses casos, procure um gastroenterologista, um clínico geral ou um médico de família.

Tratamento
O tratamento depende da fase da doença. Ele pode ser endoscópico com remoção do tumor por meio de colonoscopia ou, nos casos mais avançados, podem ser necessárias cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Para um tratamento de sucesso é fundamental seguir as recomendações médicas. Quanto antes iniciá-lo, melhor.
Novas tecnologias como aparelhos de endoscopia que permitem a identificação e o tratamento de lesões de forma segura e eficaz contribuem muito. 

Cura
O câncer colorretal tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais chance de cura.
As chances são diretamente relacionadas à fase do tumor quando o diagnóstico é feito. Essa probabilidade pode variar de 10 a 95%.
Após o tratamento é feito um rigoroso acompanhamento com consultas e exames para confirmar se o câncer voltou ou não. É preciso o monitoramento para eventuais recidivas de forma precoce.
Seguir as orientações médicas para o melhor tratamento é fundamental!