Portal Saúde - Conectando você com os Profissionais da Saúde

Novembro azul, mês de prevenção do câncer de próstata

Urologia

Novembro azul, mês de prevenção do câncer de próstata
Novembro Azul

Novembro azul é uma campanha anual, realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de incentivar o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. Contudo, grande parte da população permanece alheia a este órgão e à neoplasia a ele associada.

Novembro azul, mês de prevenção do câncer de próstata

Próstata e sua função

A próstata consiste em um órgão de localização pélvica, situada próximo ao colo vesical e que envolve a uretra em sua porção prostática. Este órgão tem por função a produção de líquido seminal, que será armazenado nas vesículas seminais – localização onde o líquido entrará em contato com espermatozoides e formará o esperma.

Alterações prostáticas

Devido à sua localização, alterações na próstata comumente causam sintomas urinários de trato inferior (LUTS), quando alguma patologia a acometem. Dentre as principais patologias que podem acometer a próstata, as de maior incidência são: Hiperplasia Prostática Benigna (aumento prostático), Prostatite (infecção da próstata) e Câncer de Próstata – este último, foco da campanha do novembro azul.

Aumento prostático e Câncer de Próstata

Ocasionalmente, pode ocorrer uma confusão na população em geral entre estas duas patologias, ainda que ambas possuam mecanismos totalmente diferentes. O aumento prostático, Hiperplasia Prostática benigna, consiste no aumento do volume da próstata, devido ao aumento de números de células normais da próstata, ocasionando sintomas urinários, na maioria das vezes. Enquanto o Câncer de Próstata, em geral, não cursa com aumento prostático associado, sendo uma patologia silenciosa. Devido a este fato, a detecção precoce é essencial.

Diagnóstico do Câncer de Próstata

Atualmente, existem diversas ferramentas e exames que auxiliam o Urologista no diagnóstico precoce. Dentre estas, em grau de complexidade temos: exame digital retal (toque), PSA (teste sanguíneo para dosagem de antígeno prostático), ressonância magnética e biópsia prostática. Sendo o último, o exame padrão-ouro para o diagnóstico deste câncer. Outros exames podem ser realizados para o rastreio da doença em outros lugares do corpo (metástases), sendo o local mais comum o esqueleto axial.

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata depende do seu estadiamento – grau de acometimento no momento do diagnóstico. De acordo com esse estadiamento, podem ser realizadas diversas terapias, que vão desde procedimento cirúrgico para retirada da próstata (Prostatectomia), à radioterapia e até bloqueios hormonais.

Visto que esta patologia não somente pode ameaçar a vida, mas também causa elevada morbidade, seu diagnóstico precoce é essencial. Homens, consultem com seu Urologista regularmente! Sua vida agradece.

Novembro azul, mês de prevenção do câncer de próstata

                                                                     Dr. Orcece Mariano Carneiro Neto - Urologista

                                                                                  CRM/MA: 8045 - RQE:5679