Portal Saúde - Conectando você com os Profissionais da Saúde

Saúde 11 de janeiro de 2021 Jose Carlos Morais Magalhães

Por que devemos beber água várias vezes ao dia

Beber água é uma tarefa rápida, econômica e extremamente saudável. No entanto, não são todas as pessoas que têm esse hábito.

Por que devemos beber água várias vezes ao dia
  • Compartilhe esse Post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp

Beber água é uma tarefa rápida, econômica e extremamente saudável. No entanto, não são todas as pessoas que têm esse hábito.

Se você também faz parte do time que sempre se esquece de se hidratar, saiba agora por que você precisa parar com essa prática e incorporar na sua rotina o hábito de beber mais água.

Por que beber água é importante?

Todo mundo fala que beber água é importante, mas você saberia dizer por quê? Em primeiro lugar, é importante falar que a água está presente em quase todo o nosso corpo. As nossas células são compostas, em sua maior parte, por água. Não é a toa que tudo que acontece dentro da gente depende da presença do líquido.

A água estabiliza a nossa temperatura corporal, auxilia no desempenho de todos os nossos sistemas, principalmente o circulatório e o digestivo, previne o envelhecimento precoce e ajuda a levar sais minerais e oxigênio a todas as partes do nosso corpo.

Também vale lembrar que o nosso organismo não possui um reservatório de água. Ou seja, não tem como guardar água dentro do nosso corpo para uso posterior.

Sempre que choramos, transpiramos e fazemos nossas necessidades fisiológicas perdemos uma grande quantidade de água. Por isso precisamos repor constantemente o líquido perdido.

Benefícios de beber água

Já listamos várias razões para que você beba mais água ao longo do dia. Mas, vamos reforçar essa orientação com alguns dos muitos benefícios que a ingestão de água oferece. Veja:

Cabelo e pele mais bonitos: isso acontece porque a água ajuda a eliminar boa parte das toxinas que prejudicam o nosso corpo, fazendo com que as nossas células se mantenham jovens e ativas por mais tempo;

Melhor funcionamento do intestino: a água ajuda na formação do bolo fecal, prevenindo a prisão de ventre o excesso de gases;

Oferece sensação de saciedade: ao bebermos água na quantidade adequada, nosso organismo sente menos fome, o que também influencia na perda de peso;

Previne as pedras nos rins: com água em abundância no nosso organismo, nossos rins trabalham melhor, eliminando tudo aquilo que não nos serve mais. Sem água, esses detritos se transformam nas populares “pedras” renais, responsáveis pelas fortes dores na região das costas;

Melhora o rendimento físico: quando nos expomos muito ao sol ou desempenhamos alguma atividade exaustiva, acabamos perdendo muita água. É muito comum acontecer isso em determinadas profissões ou durante a prática de atividade física. A água melhora a resistência do indivíduo, repondo as energias que ele perdeu durante aquele esforço realizado.

Dicas para beber água mais vezes

Mesmo sabendo de todos os benefícios de beber água você ainda tem dificuldades de incorporar esse hábito? As nossas dicas podem ajudar. Confira.

- Ponha um alarme no celular: pode parecer exagero, mas com algumas pessoas só funciona assim. Ao tocar o alarme, pare o que está fazendo e vá beber água;

- Defina quanto vai beber por período do dia: se você sabe que precisa beber 2 litros de água, defina quanto deverá beber de manhã, de tarde e à noite;

- Deixe uma garrafa de água perto de você: dica clichê, mas eficiente e necessária, principalmente durante os estudos e trabalho, tarefas que nos exigem mais foco e nos fazem esquecer do básico que é a hidratação;

- Aproveite o momento para dar uma pausa: chegou a hora de beber água? Vá ao banheiro, alongue, brinque com o cachorro e depois volte às suas atividades;

-Troque o café pela água: o café é muito consumido porque oferece energia, muito necessário durante os estudos e o trabalho. Mas a água também faz milagres para a sua concentração porque ela deixa o cérebro funcionando direitinho.

Como você viu, não faltam motivos e nem estratégias para você beber água mais vezes ao longo do dia. Agora é só começar e fazer dessa prática um hábito que tornará a sua vida muito mais saudável.

Jose Carlos Morais Magalhães
Artigo publicado por

Jose Carlos Morais Magalhães

Deixe um comentário