Portal Saúde - Conectando você com os Profissionais da Saúde

Saúde 08 de junho de 2021 Jose Carlos Morais Magalhães

Dores nas costas na gravidez

Dores nas costas são queixas comuns durante a gestação. Geralmente ocorre durante a segunda metade da gravidez, e piora à medida que a gravidez progride. Mais de 60% das mulheres grávidas terão pelo menos uma crise de dores nas costas (dor lombar – região inferior da coluna).

Dores nas costas na gravidez
  • Compartilhe esse Post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp

Principais causas para as dores nas costas durante a gestação

- Alterações posturais

O útero em expansão desloca seu centro de gravidade, estirando e enfraquecendo os músculos abdominais, mudando sua postura e colocando pressão sobre suas costas.

- Alterações hormonais

As alterações hormonais na gravidez afrouxam suas articulações e os ligamentos que unem seus ossos pélvicos à coluna vertebral. Isso pode fazer você se sentir menos estável e causa dor quando você anda, fica em pé, senta-se por longos períodos, rola na cama, sai de uma cadeira baixa, se curva ou levanta algum objeto. Além do mais você está carregando um peso extra abdominal, o que significa mais trabalho para seus músculos e aumento da pressão nas suas articulações. É por esse motivo que suas dores podem ser piores no final do dia.

Padrões comuns de dor lombar na gravidez

- a dor lombar (região inferior da coluna)

- dor pélvica posterior (sentida atrás da sua pelve).

- a dor ciática, que se caracteriza pela dor na perna mais intensa do que a dor nas costas, é raro nas gestantes. 

Fatores de risco para o desenvolvimento de dores na coluna durante a gestação

- As mulheres com histórico prévio de dores na coluna apresentam maior risco, podendo ter apresentado crises sem estar grávida, ou em gestações prévias.

- Gestantes de gêmeos têm também maiores chances de terem crises de lombalgias.

- Outro fator de risco é a obesidade, ela pode favorecer o desenvolvimento de dor lombar durante a gravidez.

- Além disso um estilo de vida muito sedentário, favorece ao encurtamentos da musculatura na região lombar, fraqueza dos músculos abdominais e das costas (core).

Prevenção

Uma orientação importante para gestantes é que geralmente, o repouso excessivo pode até piorar as crises de dor nas costas. Estudos mostram que a longo prazo, o repouso é pior que a atividade física, pois pode enfraquecer e encurtar a musculatura lombar e pélvica.

Uma boa forma de prevenção é:

- Realizar exercícios para fortalecer os músculos que oferecem suporte a suas costas e pernas, incluindo o fortalecimento dos músculos abdominais.

- Caminhada é mais uma ótima opção a exercício aeróbico de baixo impacto e fácil de fazer parte de sua rotina diária.

- O pilates e a hidroginástica são outras duas opções de exercícios, que os estudos comprovam trazerem grande benefícios para proteção da coluna da gestante.

Para ter uma maior segurança no tratamento, é sempre importante procurar um ortopedista especialista em coluna para uma avaliação e iniciar o tratamento e as orientações de acordo com as necessidades de cada caso. Não deixe que a dor nas costas, tire o prazer de você mulher desfrutar desse momento tão especial de sua vida.

 

Dr. Diogo Salles
Dr. Antonio Braconi
Dr. André Pagotto
Ortopedistas / Traumatologistas / Coluna Vertebral

 

Jose Carlos Morais Magalhães
Artigo publicado por

Jose Carlos Morais Magalhães

Deixe um comentário