Benefícios do Pilates

gothsonn 26 de junho de 2018 1 comentário

Benefícios do Pilates

Pilates é uma técnica que trabalha a mente e o corpo, e possui como princípios básicos: concentração, controle, centralização, precisão e respiração. A prática do Pilates requer um ambiente adequado e, como qualquer atividade física, orientação profissional especializada. Os exercícios podem ser realizados em equipamentos específicos, no solo ou em suspensão, e proporcionam fortalecimento e flexibilidade para a musculatura do corpo. http://revistapilates.com.br/o-que-e-pilates

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Os benefícios do Pilates vão além de se trabalhar a força, flexibilidade, alongamento, postura e respiração. Com a prática acontece a redução do estresse, dores crônicas e tensões, estimulação do sistema circulatório e da oxigenação do sangue, maior mobilidade articular, flexibilidade e relaxamento muscular, melhora da respiração devido a técnica de respiração profunda, permite uma maior oxigenação do sangue e, assim, o corpo passa a funcionar melhor, ganho de consciência e equilíbrio corporal, melhora da coordenação motora, aumento do condicionamento físico e mental, correção postural, facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas, fortalecimento dos órgãos internos entre outros. http://blogpilates.com.br/12-beneficios-do-pilates

O método atua no fortalecimento do corpo, especialmente da musculatura abdominal, alonga e proporciona flexibilidade, desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação. Além disso, ajuda a descomprimir lesões na coluna, deixa as articulações mais móveis, desenvolve os músculos que sustentam a coluna, aliviando dores crônicas na região e eleva a capacidade de contração muscular. Como possibilita um treinamento muscular mais específico para a coluna e estabilização vertebral, o Pilates se torna um aliado eficaz no pós-tratamento de patologias associadas à coluna vertebral como hérnia de disco, lombalgia, discopatia degenerativa, artrose e na prevenção de dores nas costas.

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Ele pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o atleta ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo.

ESPAÇO SAÚDE DO CORPO

Marciene Cavalcante – Fisioterapeuta  – CREFITO 16/147.532F